quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Religião


Texto: Gilson Alves Macedo 

Necessidade de uma religião!

  Em algumas ocasiões já fui questionado sobre ser necessário ou não seguir uma religião, e também já questionei algumas pessoas pelo fato delas não estarem seguindo uma. Claro que o meu questionamento tinha como base o desequilíbrio espiritual que ficava bem aparente em suas vidas.
  Não vou obviamente ditar uma regra, já que sendo seres únicos, não podemos criar regras universais, pois estaria incorrendo em grave erro, mas também não irei dizer que a religião não seja necessária em alguns casos. Diria até ser imprescindível para certas pessoas.
  Há alguns anos atrás fiz essa pergunta para uma determinada pessoa: você não acha que deveria ter uma religião? A resposta que me foi dada foi: eu acredito em Deus, portanto, não preciso seguir religião alguma, pois já tenho fé.
  Para alguns espíritos, que com certeza já viveram várias vidas, algumas questões já estão bem consolidadas, mas para outros as dúvidas ainda são muito freqüentes. Pergunto: qual de nós pode afirmar categoricamente ser possuidor de muita fé? Qual de nós em nenhum momento questionou certas atribulações, ou mesmo questionou a própria existência de Deus? Um ditado muito popular diz que “mente vazia, oficina do diabo”, e eu só posso dizer que concordo plenamente.
  Assim como existem pessoas determinadas que ao colocarem um objetivo procuram alcançá-lo usando todos os esforços possíveis, há aquelas que começam a mesma empreitada, mas que diante de pequeno obstáculo esmorecem e desistem. Assim como existem pessoas que não seguem religião alguma, mas são determinadas naquilo que querem para suas vidas, as segundas necessitam de estímulos, necessitam se alimentar de coisas positivas para que não caiam em desânimo, para que não sucumbam diante dos obstáculos, para que não procurem os caminhos fáceis, as portas largas.
  Neste caso, como em qualquer outro eu não afirmo necessitarem exclusivamente de uma religião, mas digo necessitarem de estímulos positivos, de boas leituras, de escolhas quanto ao conteúdo que vêem na TV, etc.
  Se observarmos este planeta e seus habitantes, veremos que sua grande maioria não se dedica a coisas edificantes, a pensamentos salutares, a práticas de trabalhos voluntários em prol do próximo, e isso conseqüentemente indica que um contingente muito grande na verdade está “com a mente vazia, sendo uma oficina do diabo”.
  Sou voluntário de uma Casa Espírita em trabalhos espirituais, bem como voluntário de uma livraria, e durante o tempo que estou neste ofício pude perceber que embora ofereçamos livros por empréstimos, poucos procuram. Muitos vão até nós esperando que os espíritos possam curá-lo, que suas vidas possam ser modificadas através de um passe. Esperam assim um milagre, uma mágica, mas não se apercebem que não temos o controle sobre suas vidas, que não podemos curá-los se eles de fato não se abrirem para isso, se não procurarem praticar a mudança interior.
  Podemos encontrar pessoas que não seguem religião alguma, mas que estão convictas do seu objetivo na vida, que sabem o que querem e vivem uma vida feliz, como também podemos encontrar aqueles que necessitam de uma religião que os ajude, pois do contrário irão sucumbir. Normalmente aqueles que estão em desequilíbrio não conseguem enxergar que estão, assim como um dependente de álcool também não o admite ser.
  Quando alcançarmos um estado evolutivo no qual a prática do bem, da caridade, do amor e das coisas elevadas sejam uma constante, então neste momento não precisaremos de uma religião, pois estaremos nela, e ela em nós. Estaremos em Deus, como Deus está em nós.
  Neste momento da nossa evolução “Deus está em nós, mas nós não estamos em Deus”, pois se estivéssemos não haveria tanto sofrimento nem tanta “injustiça” neste planeta. Este pensamento foi o que levou Jesus a dizer: Eu e o Pai somos Um. Jesus não disse que toda a humanidade estava nesse patamar. Ele disse: Eu e o Pai somos Um. Quer dizer que entre Jesus e Deus não havia divisão, que não havia barreira alguma que os separasse. Mas nós ainda temos a barreira da falta de fé. Ainda necessitamos sermos constantemente alertados, constantemente precisamos ouvir coisas boas e sermos relembrados dos nossos objetivos, portanto, necessitamos da religião.
  Não temos como saber por quais situações teremos que passar nas nossas vidas, mas com certeza poderemos amenizar, ou até mesmo evitar, se nos colocarmos nos caminhos certos, se buscarmos a porta estreita. E para isso precisamos estar sempre vigilantes. Precisamos que a nossa “oficina seja de Deus, e não do diabo”.

Gilson Alves Macedo
01/07/2015

quinta-feira, 28 de maio de 2015

SINAL VERDE



Francisco Cândido Xavier
Sinal Verde - Pelo Espírito - André Luiz
 
1. Ao Levantar-se
Agradeça a Deus a bênção da vida, pela manhã. Se você não tem o hábito de orar, formule pensamentos de serenidade e otimismo, por alguns momentos, antes de retomar as próprias atividades.
Levante-se com calma.
Se deve acordar alguém, use bondade e gentileza, reconhecendo que gritaria ou brincadeiras de mau gosto não auxiliam em tempo algum.
Guarde para com tudo e para com todos a disposição de cooperar para o bem.
Antes de sair para a execução de suas tarefas, lembre-se de que é preciso abençoar a vida para que a vida nos abençoe.




quarta-feira, 27 de maio de 2015

AULAS DE CURSO BÁSICO OU EAE


Instituição dos Diáconos
 
Após o desencarne de Jesus, os discípulos dispersaram-se com medo, perdidos, sem chão. Jesus era o anjo, o farol que os guiava seu desencarne foi bruto, enfraqueceu os corações desses homens.
Quando Jesus ressurge, ressuscita em Espírito (materializado), seus discípulos se sentem novamente iluminados, cheios de luz e alegria. Esses homens simples de corações puro "despertam" entendem a grandeza da missão de Jesus. Tudo começa a fazer sentido, as frases ditas por Jesus como:
 
"Meu reino não deste mundo"
"Há muitas moradas na casa de meu Pai"
"Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo".
 
O tempo que Jesus fica com os discípulos em Espírito são necessários  para prepara-los, dar-lhes os últimos ensinamentos, fortalece-los  e garantir que nunca estariam sozinhos.
Pedro desde o inicio mostrava-se atento aos ensinamentos do Mestre. Jesus considerava-o como uma rocha, uma pedra, firme e determinado.
Quando Jesus diz que Pedro era a "Rocha sobre a qual ele edificaria sua igreja (comunidade) se referia a sua  sensibilidade = mediunidade.
Os discípulos começam a fazer reuniões em residências (isto é não publicas) nas quais relembravam os ensinamentos de Jesus, partiam o pão e oravam.
As reuniões crescem, muitos queriam ouvir e aprender os ensinamentos de Jesus, aos poucos as pregações foram tornando-se públicas.
E para melhor atender e servir ao próximo Pedro e os companheiros vão em busca de espaço maior que comportasse os necessitados que apareciam cada vez mais de toda parte.
A margem da estrada que ia de Jerusalém a Jope encontraram um galpão velho, com paredes frágeis, mas grande o bastante para atender os necessitados. E ali é edificada a primeira igreja cristã ou como era conhecida a casa do caminho .
 
 
Está casa abrigava, doentes, aleijados, mendigos e necessitados de toda ordem. Essa estrada que ia de Jerusalém a Jope  era muito movimentada porque Jope era com Cesárea, um dos maiores portos da Palestina. Dali vinha mercadorias de luxo do interesse dos ricos:
Vinho de Chipre
Linho do Egípcio
Sedas da Pérsia
Purpura da Fenícia e outros  
A casa do caminho ficava bem no meio de toda essa movimentação casa do caminho se reunião todas as noites discípulos e apóstolos para ouvir sobre os ensinamentos de Jesus.
Viviam como irmãos ajudando-se e amparando-se mutualmente, viviam como iguais. As propriedades pertenciam a comunidade, assim como o dinheiro e o alimento, ricos doavam ao grupo suas fortunas e passavam a viver humildemente. Como Bar Nabá poderoso proprietário de terras e descente de família riquíssima e tradicional da Ilha de Chipre. 
Surgia os primeiros problemas na casa do Caminho, brigas, intrigas, interesses contrários a causa. Os apóstolos eram responsáveis por tudo desde a alimentação as pregações, as coisas começavam a fugir do controle dos mesmos a situação exigia mudanças.
Pedro sempre a frente de tudo é inspirado




terça-feira, 26 de maio de 2015

COMECE BEM O SEU DIA.

DICAS DE COMO COMEÇAR BEM SEU DIA.
 
A ARTE DE SER FELIZ...
 
ACORDE TODAS AS MANHÃS COM UM SORRISO.
ESTA É MAIS UMA OPORTUNIDADE QUE VOCÊ TEM PARA SER FELIZ.
 SEJA SEU PRÓPRIO MOTOR DE IGNIÇÃO.
O DIA DE HOJE JAMAIS VOLTARÁ. NÃO O DESPERDICE, POIS VOCÊ NASCEU PARA SER FELIZ!
 ENUMERE AS BOAS COISAS QUE VOCÊ TEM NA VIDA.
TRACE OBJETIVOS PARA CADA DIA.
SEU TRABALHO O MANTÉM ALERTA, EM CONSTANTE DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL, ALÉM DISSO O AJUDA A MANTER A DIGNIDADE.
 ACREDITE, SEU VALOR ESTÁ EM VOCÊ MESMO.
NÃO SE DEIXE VENCER, NÃO SEJA IGUAL, SEJA DIFERENTE.
CONSCIENTIZE-SE QUE A VERDADEIRA FELICIDADE ESTÁ DENTRO DE VOCÊ.
A FELICIDADE NÃO É TER OU ALCANÇAR, MAS SIM DAR.
 ESTENDA SUA MÃO.
COMPARTILHE.
SORRIA.
ABRACE.
A FELICIDADE É UM PERFUME QUE VOCÊ NÃO PASSA NOS OUTROS SEM QUE O CHEIRO FIQUE UM POUCO EM SUAS MÃOS.
 
 O TEMPO PARA SER FELIZ É AGORA.
O LUGAR PARA SER FELIZ É AQUI!
 
(tirei algumas frases, ficou bem melhor assim)
 
(Autor desconhecido)

domingo, 24 de maio de 2015

Quem sou?

Aqui estou para mostrar um pouco de tudo que aprendi desde de que conhecei a Doutrina Espírita.
 
Meu mundo era pequeno e fechado.
Tinha muitas duvidas sobre a vida.
Apesar dos medos e insegurança a fé me guiava.
 
E foi em busca de resposta que encontrei o Espiritismo.
Sei realmente quem sou?
Filha de Deus
De onde vim?
Plano Espiritual.
Pra onde vou, quando partir?
Para casa, plano Espiritual meu verdadeiro lar.
 
Bem se antes vou parar em algum lugar, para depurar-me de algum sentimento mal resolvido.
Só quando chegar a hora saberei.
Espero resolver tudo no tempo certo. o tempo que Deus me concedeu para me depurar nesta vida é claro.
 
Quando estou desesperada penso de verdade no Mestre Jesus ele sempre me salva e me socorre?
 
 
 
Quero voar como as borboletas.
Perfumar como as flores.
Brilhar como as estrelas.
Ser cristalina feito água.
 
( me veio a mente esse texto em um dia que buscava inspiração para vida)