quarta-feira, 27 de maio de 2015

AULAS DE CURSO BÁSICO OU EAE


Instituição dos Diáconos
 
Após o desencarne de Jesus, os discípulos dispersaram-se com medo, perdidos, sem chão. Jesus era o anjo, o farol que os guiava seu desencarne foi bruto, enfraqueceu os corações desses homens.
Quando Jesus ressurge, ressuscita em Espírito (materializado), seus discípulos se sentem novamente iluminados, cheios de luz e alegria. Esses homens simples de corações puro "despertam" entendem a grandeza da missão de Jesus. Tudo começa a fazer sentido, as frases ditas por Jesus como:
 
"Meu reino não deste mundo"
"Há muitas moradas na casa de meu Pai"
"Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo".
 
O tempo que Jesus fica com os discípulos em Espírito são necessários  para prepara-los, dar-lhes os últimos ensinamentos, fortalece-los  e garantir que nunca estariam sozinhos.
Pedro desde o inicio mostrava-se atento aos ensinamentos do Mestre. Jesus considerava-o como uma rocha, uma pedra, firme e determinado.
Quando Jesus diz que Pedro era a "Rocha sobre a qual ele edificaria sua igreja (comunidade) se referia a sua  sensibilidade = mediunidade.
Os discípulos começam a fazer reuniões em residências (isto é não publicas) nas quais relembravam os ensinamentos de Jesus, partiam o pão e oravam.
As reuniões crescem, muitos queriam ouvir e aprender os ensinamentos de Jesus, aos poucos as pregações foram tornando-se públicas.
E para melhor atender e servir ao próximo Pedro e os companheiros vão em busca de espaço maior que comportasse os necessitados que apareciam cada vez mais de toda parte.
A margem da estrada que ia de Jerusalém a Jope encontraram um galpão velho, com paredes frágeis, mas grande o bastante para atender os necessitados. E ali é edificada a primeira igreja cristã ou como era conhecida a casa do caminho .
 
 
Está casa abrigava, doentes, aleijados, mendigos e necessitados de toda ordem. Essa estrada que ia de Jerusalém a Jope  era muito movimentada porque Jope era com Cesárea, um dos maiores portos da Palestina. Dali vinha mercadorias de luxo do interesse dos ricos:
Vinho de Chipre
Linho do Egípcio
Sedas da Pérsia
Purpura da Fenícia e outros  
A casa do caminho ficava bem no meio de toda essa movimentação casa do caminho se reunião todas as noites discípulos e apóstolos para ouvir sobre os ensinamentos de Jesus.
Viviam como irmãos ajudando-se e amparando-se mutualmente, viviam como iguais. As propriedades pertenciam a comunidade, assim como o dinheiro e o alimento, ricos doavam ao grupo suas fortunas e passavam a viver humildemente. Como Bar Nabá poderoso proprietário de terras e descente de família riquíssima e tradicional da Ilha de Chipre. 
Surgia os primeiros problemas na casa do Caminho, brigas, intrigas, interesses contrários a causa. Os apóstolos eram responsáveis por tudo desde a alimentação as pregações, as coisas começavam a fugir do controle dos mesmos a situação exigia mudanças.
Pedro sempre a frente de tudo é inspirado




Nenhum comentário:

Postar um comentário